Desidratador Solar de Alimentos

Uma das melhores técnicas para conservar frutas, verduras, peixes e espécies é a desidratação, que torna possível consumir tais produtos "fora da temporada" a preços muito baixos, sem perder suas propriedades nutricionais nem seu sabor.Prolongar a vida útil dos alimentos domesticamente é possível graças ao desidratador solar, uma tecnologia fácil de fazer, econômica e muito útil, como veremos a seguir.

Que material é necessário?
" Uma caixa grande de papelão limpa (tamanho mínimo: 60 x 30 cm de base e 50 cm de altura)
" Régua ou fita métrica" Lápis
" Navalha" Pintura negro-mate
" Fita colante
" 1,5 metro de malha plástica tipo mosqueteiro (com 60 cm de largura)
" percevejos
" lona impermeabilizada / cristalizada
" dois pedaços de madeira de 58 cm de largura e dois de 28 cm de largura (estas medidas dependerão do tamanho da caixa)
" 14 pedaços de arame de 8 cm cada um, para sustentar a bandeja de malhadois pedaços de madeira de 30 X 10 cm e 8 cm de altura

Como se faz?
1. Em um lado da caixa (que mede 60 cm cada), corte o suficiente para deixar somente 20 cm de altura. Pinte a caixa de preto por dentro e por fora.
2. Uma vez que a pintura esteja seca, faça uma abertura de 20 X 15 cm no centro do outro lado de 60 cm. Em um dos lados da caixa, pegue o retângulo de papelão que foi cortado e cole-o com fita colante em forma de dobradiça para formar uma espécie de porta, a qual servirá para manipular os alimentos que serão desidratados.
3. Faça uma abertura em cada flanco da caixa (exceto na que fica a porta), com 10 cm de distância da base e 10 cm de cada lado. Cubra estas pequenas janelas com a malha metálica; prenda-a com percevejos e fita colante. Estas aberturas permitirão que o ar circule.
4. Para fazer a bandeja de malha, deve-se formar um retângulo com as quatro tiras de madeira (de 58 X 28 cm), coloque a malha sobre este marco e pregue-a, de maneira que depois de desidratar os alimentos possa sair para então lavá-la.
5. A bandeja de malha deve ficar suspensa dentro da caixa, a uma distância de 15 cm da base. Para sustentá-la, utilize os pedaços de arame flexível ou plastificado, os quais passarão por orifícios que devem ser feitos na caixa: três em cada um dos lados menores e quatro em cada um dos dois maiores.
6. Cole com fita colante a lona impermeabilizada / cristalizada na parte superior da caixa, de modo que se torne uma bandeja que receba os raios do sol e proteja os alimentos do pó.
7. Por último, instale os dois pedaços de madeira como pernas.Com esta simples e prática tecnologia, podem ser desidratadas frutas e verduras, bem como condimentos como EPAZOTE, manjericão, ervas de cheiro, salsa, etc. Além disso, essa técnica permitirá a obtenção de alimentos desidratados a menor custo e a disposição de frutas ou vegetais desejadas, mesmo que estas estejam fora de temporada.
Recomendações:
" Pode-se colocar um guardanapo de papel entre a malha e os alimentos para que absorva mais umidade. Retire-o quando começar a entardecer.
" Uma vez que os alimentos se desidratem, retirem a malha e lave-a perfeitamente com água e sabão e um pouco de cloro, assim a malha estará pronta para usar novamente.
" Também pode-se aumentar a capacidade da desidratação solar usando uma caixa maior e instalando o número de bandejas de malha desejadas em forma de níveis.
" FOTOS
Produtos obtidos com o desidratador solar.
Exemplo de um desidratador solar, em Barbados.








desidratador simples:



link de desidratador elaborado (arquivo PDF):

outro mais simples (arquivo PDF):